É preciso romper barreiras para enxergar na “folia” a história de um povo, que movido pelas lembranças de um passado, norteia o presente e dá forma a esta festa popular tão rica de expressão cultural.
Foi neste contexto carnavalesco que em 2009 ressurgiu diante dos nossos olhos o cortejo do rei momo, tendo como passarela o Rio Grande, reconfigurando a emoção dos barreirenses e a saudade do “dragão”, entre outros. Reafirmando a idéia do carnaval cultural de Barreiras.
Diante disso, em 2010, a multiculturalidade do nosso município aderiu à idéia, invadiu a Praça Landulfo Alves e os diversos grupos culturais se apresentaram e contaram sua história de forma saudosa e elegante através do tema “NAVEGAÇÃO, embarque nesta folia”, evidenciando o sentimento de cidadania presente em cada um dos foliões, tanto, os barreirenses, como os turistas que aqui chegaram estimulados, não só pelos atrativos naturais, mas, e principalmente, pela própria tradição de uma manifestação popular que caracteriza personifica um povo alegre e folião.
Com o desejo de prosseguir com a proposta de Carnaval Cultural no município de Barreiras, reafirmando o caráter contemporâneo que o evento traz, na sua diversidade cultural é que este ano de 2011 o tema “Barreiras, 120 anos de história e folia” propõe homenagear grandes nomes que compuseram a história de Barreiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário