segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


Barreiras cumpre mais uma etapa para obter o Selo UNICEF

Alunos e professores de 33 escolas municipais participaram na semana passada no Colégio Eurides Sant’Anna do encerramento dos projetos “Educação contextualizada para convivência com o semiárido” e, “ Valorização da cultura negra e indígena no município de Barreiras”, ambos desenvolvidos no decorrer do ano nas unidades de ensino participantes. As propostas têm o objetivo de promover ações de incentivo a cultura e a educação, em cumprimento às exigências do UNICEF para que Barreiras obtenha o Selo UNICEF Município Aprovado.
 
 
O Selo é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. O UNICEF promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos.

 
As escolas apresentaram exposições de trabalhos, dança, poesia, desfiles temáticos, rodas de capoeira e teatro. Foram mostradas ainda as experiências pedagógicas desenvolvidas nas escolas e álbuns culturais produzidos. No final foi a premiação das melhores e mais criativas iniciativas. Participaram 23 escolas da zona urbana e 10, do campo. “As escolas municipais foram mobilizadas e abraçaram este trabalho com muita seriedade, por isso conseguimos este resultado tão significativo”, avalia a coordenadora de ensino e ação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Josefa Janaína de Carvalho Lima.
 Escolas Premiadas:
Exposição dos Trabalhos: 1º Lugar: Escola Anjo Querubim (Data show), 2º Lugar: Escola CAIC (Impressora Multifuncional), 3º Lugar: Colégio Padre Vieira (Microssysten);
Álbum da Cultura e Identidade: 1º Lugar: Escola Renato Gonçalves (Computador); 2º Lugar: Escola Cleonice Lopes (Câmera Digital)
Experiências Pedagógicas do Semiárido: 1º Lugar: Colégio Octávio Mangabeira (Purificador de Água) e 2º Lugar: Escola Carmosa Francisca da Silva (Impressora Multifuncional)
Apresentações:
Dança – Escola Antônio bento – Televisão 14’
Capoeira- Escola Tarcilo Vieira de Melo – DVD
Teatro – Escola Dr.Renato Gonçalves- DVD
Desfile Temático- Escola Anjo querubim –DVD
Poesia – Escola Major Cândido –DVD
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário