Terminou neste Domingo dia 24 na Praça Ladulfo Alves a 4ª edição do Arraiá Cidade Mãe, uma festa que contabilizou uma média de mais de dez mil pessoas por noite. Para o secretário de Cultura e Esportes Bosco Fernandes o evento superou as expectativas. Ele ressalta o trabalho em equipe, já que de acordo com ele, a secretaria de cultura montou uma grande estrutura com pessoas capacitadas e dispostas em fazer do Arraiá Cidade Mãe, um grande evento para a população Barreirense e seus visitantes. “Nos últimos quatro anos da administração da prefeita Jusmari nós conseguimos resgatar o São João de Barreiras promovendo uma grande festa com concurso de quadrilhas juninas de alto nível, grandes atrações musicais e isso torna a nossa festa junina referencia para toda a região, diz Bosco.
No Concurso Municipal de quadrilhas juninas a grande campeão deste ano foi a Sapecou Queimou do Bairro São Pedro, que este fez uma bela homenagem a Magia do Circo. Com coreografias perfeitas, performance indiscutível e um colorido irretocável a Sapecou Queimou conquistou o público presente e arrancou nota 10 dos jurados em quase todos os quesitos. Com a conquista do titulo de campeão Municipal a Sapecou Queimou leva para sua galeria mais um lindo troféu além da quantia de 6.000,00 em dinheiro. Logo após o anuncio a presidente da quadrilha Florismar a popular Flor nos braços da sua torcida agradeceu emocionada a todos os componentes do grupo e a torcida do Bairro São Pedro que compareceu em massa a festa. O vice campeonato Municipal ficou com a Paixão Nordestina do Mucambo que em suas apresentações prestou uma bela homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga e ganhou além de troféu uma quantia de 3.000,00 e o terceiro lugar foi para a quadrilha Flor Matizada do Bairro Santa Luzia que também homenageou o centenário de Luiz Gonzaga e ao rei do cangaço Lampião e ganhou troféu e 2.000,00 como premio.
Já no concurso aberto que contou a participação das cinco melhores colocadas do municipal e três convidadas das cidades de Buritirama e Ibotirama a grande campeã foi a quadrilha Luar do Sertão que havia sido punida no Concurso Municipal com um ponto pelos fiscais no último sábado por ter componentes de apoio em excesso e se superou conquistando nota 10 nos quesitos Figurino, Coreografia, Animação, Marcador e Tema. A Luar do sertão prestou uma grande homenagem a sanfona encantada de Luiz Gonzaga com um desempenho digno de aplausos do seu marcador professor Bita e seus componentes. Estreante no concurso a Luar do Sertão representou a comunidade de Baraúna e levou para seu caixa uma quantia de 2.500,00 além de um lindo troféu de campeã. A segunda colocação ficou para a Forrorama da cidade de Buritirama que fez homenagem a diversidade cultural do Brasil, fazendo uma viagem nos diversos ritmos musicais nos quatro cantos do nosso pais, levando troféu e o valor de 1.000,00 em prêmios. Já o terceiro lugar do Concurso Aberto ficou com a grande campeã Municipal de 2012 a Quadrilha Junina Sapecou Queimou que embolsou mais 500,00 e troféu. A prefeitura municipal também premiou os melhores marcadores e o premio teve que ser dividido entre os melhores das Quadrilhas Juninas: Sapecou Queimou, Balão Dourado, e Luar do Sertão no Concurso Municipal e no Concurso Aberto o premio ficou os marcadores das quadrilhas: Filomena Forrozeira de Buritirama, Sapecou Queimou e Flor Matizada.
Para o Coordenador de Cultura do Município, Martiniano Carvalho, deve se destacar a organização e seriedade da competição, além do alto nível da mesma, já que segundo ele tanto no Concurso Aberto quanto no Municipal a disputa foi acirrada sendo que a diferença entre a primeira e a terceira colocada foi dois décimos e os jurados ficaram maravilhados com as apresentações das Quadrilhas Juninas.
Além da grande disputa entre as Quadrilhas Juninas nos Concursos Municipal e Aberto o Arraiá Cidade Mãe também foi marcado pela paz e as grandes atrações musicais como a renomada banda Forró dos Plays, as coleguinhas Simone e Simaria, a dupla sertaneja Nelton e Junior e a grande atração regional que fechou a festa o forrozão AZ da Pitanga.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura.
Flávio Araújo
DRT-4553-BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário