quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Caravana Cultural visita o oeste da Bahia


A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) realiza entre os dias 14 e 20 deste mês a II Caravana Cultural, que desta vez percorre o oeste da Bahia e três territórios de identidade – Velho Chico, Bacia do Rio Corrente e Bacia do Rio Grande.

A comitiva, formada pelo secretário de Cultura, Albino Rubim, e representantes das vinculadas da Secult, passará pelos municípios de Ibotirama, Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Correntina, São Desidério e Barreiras.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Barreiras apoia Feira de Artesanato

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, a Associação Barreirense de Artesanato – ASBART realiza mais uma feira de artesanato na Praça Castro Alves a partir das 17h, nos dias 5 e 6, sexta-feira e sábado.

“Com a feira, nós otimizamos o espaço da Praça Castro Alves, afastando os jovens de práticas indesejáveis, proporcionando renda, trabalho e lazer”, destacou o secretário de cultura e esportes Bosco Fernandes.

O Objetivo da feira é incentivar a prática do artesanato, fortalecendo o comércio de artigos que já são tradição nas casas barreirenses como: bordados em ponto cruz, barbante e pintura. Além de biojóias e artigos em capim dourado.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ VISITA AS ESCOLAS DE BARREIRAS

Alunos de oito escolas barreirenses puderam conhecer um pouco mais sobre as técnicas do judô. A iniciativa fez parte das ações de divulgação do Campeonato Mundial de Judô por Equipes, que acontecerá em Salvador, de 26 a 28 de Outubro. O tour promocional é promovido pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Governo do Estado da Bahia. Na última sexta-feira, 28, a comunidade do Colégio Municipal Octávio Mangabeira foi uma das contempladas com uma aula coletiva sobre o esporte.

Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Octávio Mangabeira, Aube Queiroz, o esporte é um dos caminhos que levam os jovens a uma vida saudável e disciplinada. “A gente também acredita no esporte, temos muitos alunos que gostam. O Judô é um dos esportes que conduzem o jovem a refletir e ter disciplina, nós só podemos agradecer a visita dos professores da confederação”, destacou a coordenadora.

Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras, Juazeiro e Feira de Santana foram as cidades escolhidas para receber o tour e a exposição sobre a história do judô brasileiro, nos jogos olímpicos. “Estar aqui é muito gratificante não só por estar divulgando o Campeonato Mundial de Judô, mas por conhecer a realidade dos estados brasileiros”, comentou Luiz Romariz, professor da Confederação Brasileira de Judô. 

  Dircom Barreiras.

Museu Municipal Napoleão de Mattos Macedo realiza 

a 6ª Primavera dos Museus

 

Fundado em 1997 o Museu Municipal Napoleão de Mattos Macedo tem o objetivo de resguardar a história do município de Barreiras, seu acervo é de coleção aberta, ou seja, está sempre recebendo objetos de valor histórico para expor aos visitantes.
Neste mês o museu está promovendo a 6ª Primavera dos Museus, com a temática “Meio Ambiente aves e flores do cerrado”, que teve início ontem, dia 26 e vai até o dia 28, sexta-feita, das 08 horas às 20 horas, o evento é aberto ao público e a entrada é gratuíta.
 A programação do Museu Napoleão foi montada em parceria com a Universidade Federal da Bahia - UFBA, que cedeu um grande acervo de aves empalhadas que serão vistos por alunos de mais de 30 escolas municipais que visitarão o museu durante esta semana. Na programação os visitantes poderão ver o grande acervo de fotografias de flores e aves da região oeste da Bahia, além de palestras, filmes, cartazes e músicas de Luiz Gonzaga sobre o meio ambiente.
“Esta 6ª semana de primavera dos museus é um evento nacional que abrange todos os museus e aqui em Barreiras resolvemos abordar a temática sobre a preservação do meio ambiente, com isso, buscamos trazer um público maior para visitar o museu”, falou a Coordenadora do museu, Maria Amélia Sampaio.   
No âmbito nacional a 6ª Primavera dos Museus que também está acontecendo em todo o Brasil com a temática “A Função Social dos Museus”, a edição deste ano terá mais de 2.400 eventos espalhados por todos os estados e o Distrito Federal. Pela primeira vez, também participará da iniciativa uma instituição de outro país: o Museu Etnolóxico, de Ribadavia (província de Ourense), na Espanha.

O tema deste ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.