02 de fevereiro tem festa no Rio Grande
No dia 02 de fevereiro comemora-se uma das maiores festas populares na Bahia, dia de Iemanjá, conhecida como “rainha do mar”. E na cidade de Barreiras também é tradição, é dia de festa no Rio Grande.
Iemanjá reconhecida como a mãe de todos os orixás, vem representada em forma de uma sereia, com longos cabelos soltos. Segundo historiadores, a festa teve início quando um grupo de pescadores decidiu oferecer presentes para agradar a mãe D’Água, pois os peixes estavam escassos.
A celebração em Barreiras acontece anualmente reunindo centenas de pessoas, muitas trajadas de branco que depositam variedades em oferendas, tais como perfumes, espelhos, bijuterias, flores e toda sorte de agrados. Nas manifestações culturais de 2012, o público irá prestigiar várias apresentações de grupos culturais.
De acordo com o departamento de cultura, a festa ocorrerá em três momentos. O primeiro instante, os seguidores de terreiros locais descerão até o cais, na margem do Rio Grande, em barcos trazendo as imagens dos Orixás, Iemanjá, Oxalá e Oxum e flores para as águas. Após as imagens chegarem ao cais, serão recepcionadas pelos adeptos dos terreiros e outras pessoas com louvor e com atitude de respeito ao sincretismo.
A recepção das embarcações com as imagens se dará com queimas de fogos, água de cheiro das baianas e nos céus, sobre o Rio Grande, apresentações acrobáticas de aeromodelos do Clube Barreirense de Aeromodelismo, quando serão lançadas ao ar, sobre o leito do rio Grande, sementes de plantas nativas do cerrado em reverência à natureza.
Conforme o coordenador de cultura Bosco Fernandes, a festa no Rio Grande marca o início da maior festa do interior da Bahia, o carnaval de Barreiras.
Questão ecológica
Comprometido com a questão ecológica, o Departamento de Cultura providenciou a colocação de lixeiras ao longo do cais de Barreiras e faixas educativas no sentido de que as pessoas não venham jogar lixo no rio. Será feita ainda a distribuição de sementes de plantas nativas da região e serão divulgados informes sugerindo à população participante do evento, o cuidado com o Rio Grande.
Programação
16h30 – Início da entrega das oferendas pela população;
- Apresentação de grupos culturais: capoeira, maculelê, cortejo de baianas com suas águas de cheiro, Recicla Banda, e no espaço reservado para as manifestações culturais e oferendas a “Rainha das águas”;
- Encontro das imagens na chegada Iabás (orixás femininos), seguido das apresentações dos grupos de Candomblé e Umbanda;
17h00 – Chegada dos Areeiros e das Iabás em suas canoas com queima de fogos;
17h30 – Recepção no cais da chegada do cortejo fluvial simbolizando os orixás: Oxum, Iemanjá e Oxalá;
-Apresentação acrobática de aeromodelos;
18h00 – Cortejo terrestre – encontro dos grupos culturais de matrizes africanas.
Realização da Prefeitura de Barreiras, através do Departamento de Cultura e parceria com o Clube Náutico de Barreiras.