segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


02 de fevereiro tem festa no Rio Grande





No dia 02 de fevereiro comemora-se uma das maiores festas populares na Bahia, dia de Iemanjá, conhecida como “rainha do mar”. E na cidade de Barreiras também é tradição, é dia de festa no Rio Grande.
 Iemanjá reconhecida como a mãe de todos os orixás, vem representada em forma de uma sereia, com longos cabelos soltos. Segundo historiadores, a festa teve início quando um grupo de pescadores decidiu oferecer presentes para agradar a mãe D’Água, pois os peixes estavam escassos.
 A celebração em Barreiras acontece anualmente reunindo centenas de pessoas, muitas trajadas de branco que depositam variedades em oferendas, tais como perfumes, espelhos, bijuterias, flores e toda sorte de agrados. Nas manifestações culturais de 2012, o público irá prestigiar várias apresentações de grupos culturais.
 De acordo com o departamento de cultura, a festa ocorrerá em três momentos. O primeiro instante, os seguidores de terreiros locais descerão até o cais, na margem do Rio Grande, em barcos trazendo as imagens dos Orixás, Iemanjá, Oxalá e Oxum e flores para as águas. Após as imagens chegarem ao cais, serão recepcionadas pelos adeptos dos terreiros e outras pessoas com louvor e com atitude de respeito ao sincretismo.
 A recepção das embarcações com as imagens se dará com queimas de fogos, água de cheiro das baianas e nos céus, sobre o Rio Grande, apresentações acrobáticas de aeromodelos do Clube Barreirense de Aeromodelismo, quando serão lançadas ao ar, sobre o leito do rio Grande, sementes de plantas nativas do cerrado em reverência à natureza.
 Conforme o coordenador de cultura Bosco Fernandes, a festa no Rio Grande marca o início da maior festa do interior da Bahia, o carnaval de Barreiras.
  
Questão ecológica

Comprometido com a questão ecológica, o Departamento de Cultura providenciou a colocação de lixeiras ao longo do cais de Barreiras e faixas educativas no sentido de que as pessoas não venham jogar lixo no rio. Será feita ainda a distribuição de sementes de plantas nativas da região e serão divulgados informes sugerindo à população participante do evento, o cuidado com o Rio Grande.

Programação

 16h30 – Início da entrega das oferendas pela população;
 - Apresentação de grupos culturais: capoeira, maculelê, cortejo de baianas com suas águas de cheiro, Recicla Banda, e no espaço reservado para as manifestações culturais e oferendas a “Rainha das águas”;
 - Encontro das imagens na chegada Iabás (orixás femininos), seguido das apresentações dos grupos de Candomblé e Umbanda;

17h00 – Chegada dos Areeiros e das Iabás em suas canoas com queima de fogos;

 17h30 – Recepção no cais da chegada do cortejo fluvial simbolizando os orixás: Oxum, Iemanjá e Oxalá;
 -Apresentação acrobática de aeromodelos;

 18h00 – Cortejo terrestre – encontro dos grupos culturais de matrizes africanas.

 Realização da Prefeitura de Barreiras, através do Departamento de Cultura e parceria com o Clube Náutico de Barreiras.

Carnaval Cultural de Barreiras vai retratar momentos históricos



Para o Carnaval Cultural 2012 na cidade de Barreiras, o Departamento de Cultura está preparando uma grande festa em homenagem à história do município de forma ampla, onde serão abordados cinco ciclos de desenvolvimento econômico e também o processo imigratório, tendo em vista que Barreiras sempre foi uma terra de muitos investimentos. As fases são: da mangabeira, período da II Guerra Mundial, chegada do 4° BEC e as rodovias, o ciclo do agronegócio, e o atual momento, as universidades.
 De acordo com o coordenador de cultura do município, Bosco Fernandes, o carnaval cultural de Barreiras é uma festa temática, no qual a cada ano retrata momentos históricos, que através da folia de momo, a história de um povo reaparece. Cultura esta que traz ensinamentos que encantam novos e velhos, que se entrelaçam para transmitir às suas raízes que perpetuam através de gerações.
 Em 2009 ressurgiu o cortejo do rei momo, tendo como passarela o Rio Grande, reconfigurando a emoção dos barreirenses. Neste carnaval foi retratada a história dos carnavais de Barreiras desde a década de 30, homenagens aos carnavalescos e até mesmo resgate de músicas.
 Em 2010, o carnaval reviveu o tempo da navegação e trouxe como tema: “Embarque nesta folia” e citou pessoas ligadas a navegação. Diversos grupos culturais se apresentaram e contaram histórias, demonstrando o sentimento de cidadania presente em cada um dos foliões.
 Em 2011 o tema foi, “Barreiras, 120 anos de história e folia”,  o qual propôs  homenagear  grandes nomes que compuseram a história de Barreiras.
 “O carnaval cultural de Barreiras representa uma grande conquista do atual governo, e estamos dando toda atenção para esta festa,” disse Bosco.
  
Ciclos

 Conforme Bosco Fernandes, a cidade de Barreiras viveu grandes momentos como a fase da Mangabeira, com a grande produção da borracha. O período da Segunda Guerra Mundial com a vinda de um aeroporto que teve uma grande representação e também trouxe um grande avanço para Barreiras e todo o Brasil, já que todos os vôos comerciais ou não passavam por Barreiras.
 Outra fase importante foi a chegada das rodovias, através do 4° BEC, que este ano está completando 40 anos. Este ciclo teve a grande contribuição dos imigrantes cearenses.
 Outro momento foi o do agronegócio, que segundo relatos do coordenador de cultura, com a chegada dos sulistas teve um grande avanço e que atualmente ainda se vive este período econômico e que faz com que Barreiras adquira todo um desenvolvimento através de empreendimentos aqui realizados.
 Segundo a historiadora Ignês Pitta, o último ciclo são as universidades em Barreiras, período vivido atualmente, e que está atraindo estudantes de várias partes do país. “Portanto, faremos esta abordagem bem ampla no carnaval de Barreiras. Iremos homenagear também os nossos mestres da cultura popular, mestres de reisado, de capoeira,” afirmou Bosco.

Atrações

Na abertura sexta-feira, 17, a chegada da corte momesca, rei momo, rainha e princesas, sendo que este ano serão indicados pela equipe do departamento junto aos blocos. O rei momo já foi indicado, o carnavalesco Zé de Hermes.
 As bandas que irão tocar todas as noites serão: os Filafolias, a Banda Carnaval Total e Reginaldo e os Anéis de Saturno, e Recicla Banda. “A atração musical do carnaval cultural são as bandas locais, nós contemplamos estes artistas,” disse Bosco.

Blocos

 Na abertura desfilarão os Blocos Idade Viva, que este ano vem com toda garra retratando o tema do carnaval. O bloco Maluco Beleza do Caps e o Nega Maluca.
 E ainda os blocos tradicionais que foram resgatados no Carnaval Cultural, sendo: o Bloco da Rola, o Recordar é Viver e as Panteras. E ainda outros blocos como CTG e o das Baianas, Netos de Momo.
 Segundo Fernandes, o que descreve bem o carnaval cultural de Barreiras além das histórias, são as fantasias que estavam até mesmo esquecidas e que foram trazidas de volta. Outra característica do carnaval cultural são os bonecões que embelezam a festa e que representam personagens da história de Barreiras.
 “Este ano estamos definindo melhor o circuito do centro histórico, as ruas onde os blocos irão passar. O carnaval cultural é democrático, os blocos não utilizam cordas e as pessoas podem se inteirar,” afirmou o coordenador.
 A estimativa é que cerca de 50 mil pessoas passem pelo circuito cultural na Landulfho Alves. O carnaval cultural começa mais cedo, a partir das 18 horas até a meia noite, com uma grande festa de paz e alegria para crianças, jovens, adultos e idosos.
 Bosco Fernandes convida a todos a prestigiarem o grande carnaval cultural de Barreiras. “Vistam a sua fantasia e venham se divertir no carnaval cultural”.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Carnaval de Barreiras é lançado oficialmente


Texto e fotos Eduardo Lena


Ao som de marchinhas carnavalescas, foi lançado na manhã de sábado, 21, o Carnaval de Barreiras 2012. A festa de lançamento aconteceu no restaurante Confraria, bairro Morada Nobre, em Barreiras, e reuniu o staf do governo municipal, capitaneados pela prefeita Jusmari Oliveira, pela dep. est. Kelly Magalhães e pelo dep. fed. Oziel Oliveira, além dos donos de blocos carnavalescos oficiais, alternativos e infantis e representantes das polícias civil, militar e corpo de bombeiros.

Segundo a prefeita Jusmari Oliveira, dentre os investimentos que o município fará, estão iluminação e decoração, ampliação do número de bares, restaurantes e lanchonetes, apoio aos blocos, implementação de novas opções de entretenimento no circuito da folia e o resgate do Carnaval Cultural. Cerca de 40 mil pessoas por dia, são esperadas nos circuitos da folia em Barreiras. “O carnaval de Barreiras se consolidou neste momento como o maior evento carnavalesco do interior do Brasil”, disse Jusmari, enfatizando que este ano também será explorado o potencial turístico de Barreiras, através da criação da Secretaria Municipal do Turismo, que servirá como um importante ponto de apoio para o setor hoteleiro, para o ramo de prestadores de serviços na área de alimentação, entre outros.


De acordo com o secretário municipal de Saúde e um dos organizadores do Carnaval, Juca Galvão, a prefeitura vem ano a ano resgatando e melhorando o Carnaval de Barreiras, e o mais importante, com redução de custos. “Nos preocupamos este ano em agradar todos os gostos, por isso contratamos atrações de vários gêneros musicais”, comentou.

As atrações contratadas pela prefeitura para animar os foliões ficaram assim definidas: Na sexta-feira, dia 17, a animação ficará a cargo do cantor sertanejo universitário Gustavo Lima. No sábado o samba do Negritude Junior é que comandará o espetáculo na avenida. Domingo e segunda-feira foram reservados para o axé da banda Voa Dois e Batida Baiana. Para encerrar o carnaval, o pagode baiano da banda Black Style promete varar a madrugada e só parar na quarta-feira de cinzas.
Vale ressaltar que a prefeitura disponibilizará outras duas atrações locais por noite na avenida para fazer a pipoca pular sem parar.




Além das atrações disponibilizadas pela prefeitura, os foliões que participarão do Carnaval de Barreiras terão outras opções contratadas pelos blocos oficiais Kimarrei, Pilek e Allanbick, pelos alternativos Curto Circuito, 1ª Dose e Butequim. Os blocos dos travestidos Nigrinhas e Raparigas, também descerão a avenida com grandes atrações, bem como o bloco da Rôla e os Netos de Momo, que desfilam pelo Centro Histórico com suas impagáveis bandinhas. Até mesmo a meninada não ficará de fora da folia momesca. Este ano três blocos infantis farão a festa da gurizada. São eles: Happy Kids, Príncipes e Princesas e o novato Tio Emilio.






 

terça-feira, 10 de janeiro de 2012


São João de Barreiras é escolhido como o melhor do oeste baiano



O São João de Barreiras recebeu o Prêmio Festejos da Bahia como melhor festejo junino do oeste da Bahia. O prêmio é promovido pela Andre Reis Produções, Expo Eventos e parceiros com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do FAZCULTURA. Barreiras foi a vencedora na categoria Cidades, concorrendo no Território Oeste Baiano. O segundo lugar ficou para Luis Eduardo Magalhães e o terceiro para Cristópolis.

A votação popular foi encerrada dia 25 de dezembro e o resultado, divulgado dia 27 durante festa de premiação realizada no Palácio da Aclamação, em Salvador. Na ocasião foi lançado o Prêmio Festejos da Bahia 2012, que terá seu caráter ampliado para todos os festejos da Cultura Popular. O Prêmio tem o objetivo de valorizar a cultura nordestina através do reconhecimento das iniciativas realizadas por municípios, empresários, empresas e grupos artísticos culturais juninos.

Os vencedores, nas 15 categorias podem ser conhecidos por meio do endereço http://www.construindonovasideias.com.br/festejosdabahia/?page_id=164