quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vem aí a 2ª FEIRA DO LIVRO.

Através de uma parceria entre a Academia Barreirense de Letras (ABL) e a Prefeitura Municipal de Barreiras por meio do Departamento de Cultura, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba) será promovida na cidade a “2ª Feira do Livro”, nos dias 05 e 06 de novembro de 2010 das 08 h às 12 h e das 14h às 22 h, com visitação interna guiada no Palácio das Artes para a sala de leitura e suas respectivas atividades, além da compra de livros novos e troca de livros usados.  

Nos horários das 20 às 22 h, nos dias correntes e no mesmo ambiente, acontece a programação artístico cultural: Recitais de poesia de estilos diversos, com a apresentação dos poetas da Academia Barreirense de Letras, cordelistas, repentistas, cantadores e apresentações de música ao vivo, Banda 26 de maio, Coral da Melhor Idade, instrumental, voz e violão. Nesse ínterim acontece também o lançamento dos livros: Histórias passadas no tempo de tropa – Angola 1966/1969” (documentário) de Raul Machinho e “Pequenas Estórias” (contos) do poeta e jornalista, Vinícius Lena.



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Espetáculo Cênico Musical: "A Branca de Neve e os Sete Anões" é sucesso de público.

A Prefeitura Municipal de Barreiras - Governo Cidade Mãe através do Departamento Municipal de Cultura realizou em parceria com o Centro de Artes Só Dança, um projeto cênico-infantil – Balé Clássico – Branca de Neve e os Sete Anões nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. O espetáculo contemplava o mês comemorativo relativo ao Dia da Criança, como garantia da cultura e da arte quanto direito infantil.


Confira agora as fotos desse espetáculo, sucesso deblico.



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Prefeitura promove espetáculo cênico musical


A Prefeitura Municipal de Barreiras - Governo Cidade Mãe através do Departamento Municipal de Cultura realiza em parceria com o Centro de Artes Só Dança, um projeto cênico-infantil – Balé Clássico – Branca de Neve e os Sete Anões nos dias 22 e 23 de outubro durante todo o dia no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho.

O espetáculo traz novas interpretações no que tange a linguagem corporal através da releitura cênico musical de clássicos da literatura infantil. O Centro de Balé Clássico Só Dança atua para o desenvolvimento do contexto sócio-cultural com estilos e técnicas variadas, características peculiares rítmicas com o objetivo de incentivar a prática e a compreensão da dança como um dos elementos principais na educação integral de crianças e adolescentes, trazendo uma contemplação ao mês comemorativo relativo ao Dia da Criança, como garantia da cultura e da arte quanto direito infantil.


ENTRADA FRANCA!

Fonte: Ascom PMB e Coordenação de Cultura

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

1ª Edição do Concurso de Fanfarras: "Sons Que Rompem Barreiras"


Na última sexta-feira, 15, a Praça Landulfo Alves foi cenário do Grande Concurso de Fanfarras de Barreiras. A primeira edição do projeto “Sons que rompem Barreiras” foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal da cidade, tendo a frente à Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer. Seis escolas municipais e estaduais do município mostraram toda a beleza e a música das fanfarras escolares.


Segundo o coordenador do departamento de Cultura de Barreiras, Bosco Fernandes, o concurso fará parte das atividades do calendário oficial do setor. “As fanfarras estão intimamente ligadas às políticas de juventude, de prevenção às drogas, de estímulo à criatividade e a cultura. Esse concurso foi um pedido pessoal da prefeita Jusmari Oliveira, que nos pediu para olhar atentamente para nossas crianças e jovens, valendo-se da cultura local e regional. E nós entendemos que a cultura é de fato um vetor principal do desenvolvimento do município e das pessoas”, disse Bosco.


Entre os principais objetivos da primeira edição do projeto “Sons que rompem Barreiras” está o estímulo à criação e manutenção das bandas e fanfarras, a interação entre os integrantes, o incentivo ao aprimoramento de técnicas musicais, o desenvolvimento psicossocial e artístico dos envolvidos, a autodisciplina, auto-estima e civismo, elementos fundamentais para a formação de cidadãos.


Resgatando a cultura local - Cerca de 300 alunos e ex-alunos participaram do evento, distribuídos entre as seis escolas envolvidas: Padre Vieira, Octavio Mangabeira, Cleonice Lopes, Antônio Geraldo, Alexandre Leal Costa e Eurides Santana. O terceiro ficou com a fanfarra do colégio Eurides Santana, que ganhou troféu e mil reais em dinheiro. O colégio Padre Vieira levou o segundo lugar, recebendo também troféu e R$ 1.500. Já o primeiro lugar, ficou com a fanfarra do colégio Antônio Geraldo, que além do troféu, recebeu dois mil.


De acordo com um dos integrantes da comissão organizadora do evento, Jaires Rodrigues, o evento é “um belo resgate da cultura em Barreiras, que tem as fanfarras e bandas escolares como fortes influências culturais no município e na região Oeste”.


Um grande público compareceu ao concurso, que no conforto das arquibancadas, pôde torcer a vontade para suas fanfarras prediletas. Cada equipe teve 20 minutos para se apresentar. Os jurados avaliaram as fanfarras quanto aos aspectos musicais e apresentação. E quem lá esteve, presenciou um verdadeiro show de cores, coreografias ritmadas, batidas marcantes e sons envolventes, com raízes da música brasileira.

Texto: Cath Rodrigues

Clique nas fotos para ampliá-las.




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Grande Concurso de Fanfarras será realizado em Barreiras































Na próxima sexta-feira, 15, às 17:00 horas na Praça Landulfo Alves, será realizado o “Grande Concurso de Fanfarras de Barreiras”, o concurso terá a realização da Prefeitura Municipal de Barreiras - Governo Cidade Mãe, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte Cultura e Lazer em parcerias com as Escolas das redes Municipais e Estaduais do município.


A primeira edição do concurso de Fanfarras “Sons que Rompem Barreiras” fará parte das atividades do calendário oficial do departamento de cultura.

“Um evento como esse é muito importante, através desse concurso, poderão ser mostrado o trabalho realizado pelos grupos e como esse trabalho é importante como instrumento de formação cultural dos jovens barreirenses”. Comentou o coordenador de cultura Bosco Fernandes.

Esse projeto tem como objetivo estimular a criação e manutenção das bandas e fanfarras, promover intercambio entre os integrantes, incentivar o aprimoramento de métodos e técnicas nas corporações musicais, contribuir para o desenvolvimento psicossocial e artístico de crianças e adolescentes, exercitar o espírito cooperativo, o trabalho em grupo, a autodisciplina, auto-estima e civismo, elementos fundamentais para a formação integral da cidadania.

Fonte: Ascom PMB